Histórico de Conquista na Pedra do Elefante


Em meados de 2013 o escalador Poul Soares fez a primeira investida ao redor de Buenos Aires, em busca de uma nova falésia para o desenvolvimento da escalada esportiva capixaba. Achou uma "testa" amarela na base da conhecida Pedra do Elefante e imaginou que ali poderia ser um lugar interessante, porém nessa época não chegou mais perto para olhar com detalhes o local. 

No dia 01/08/2014 resolveu averiguar de perto e depois do deslumbre inicial, constatou que realmente seria interessante investir em conquistas no local. Conversou com os proprietários do Hotel Pedra do Elefante, Martin e Alessandra, que dá o acesso ao novo pico de escalada, e os mesmos se prontificaram rapidamente a ajudar e contactar o Sr. Romero, proprietário das terras vizinhas, onde está localizada a falésia. A Alessandra fez o primeiro contato telefônico com o Sr. Romero, e após um novo contato telefônico feito pelo Poul, foi confirmado a autorização para abrir vias de escalada no local. Ainda é necessário uma conversa mais formal, pessoalmente com o Sr. Romero para que seja explicado o que será feito no local, quem irá frequentar, para que tudo fique acertado completamente.

Com essa autorização do Sr. Romero, no dia 03/08/2014 a primeira investida foi feita no local. Poul e Antonia fizeram a trilha de acesso até a base da rocha e tentaram fazer um acesso por cima do local onde as vias serão abertas, para facilitar esse trabalho. Mas ao chegarem no alto, ao descerem de rapel para fazer esse acesso, constataram que existe uma diáclase separando a falésia ao meio, com um acesso a uma cavidade subterrânea. Com isso não conseguiram esse acesso para abrir as vias por cima, mas deu para visualizar um novo possível acesso, por baixo. 

Poul e Antonia deslumbrados com o local, paisagem linda e falésia instigante.

Descobrindo o local.

Reconhecimento da falésia.

Preparativos para a primeira investida à procura de um acesso que facilite a abertura das vias.

Poul tentando chegar por cima para acessar as linhas de vias que havia visualizado lá embaixo.

Vista da Pousada Pedro do Elefante, que dá acesso ao local.


No dia 05/08/2014 esse possivel acesso foi testado pela equipe Poul, Fabio Fabre e Felipe Alves. O Fabio conquistou a via "Dumbo" e abriu o acesso por cima, que possibilitou a abertura da primeira via da face principal da falésia, "Sid" (projeto).
No dia 09/08/2014 Poul, Antonia Felipe Alves, Guilherme, Felipe Sertã e Diogo Rebit retornaram ao local, e novas vias foram abertas. Vias: "Manny" (projeto), "Ellie" (projeto) por Poul e Antonia. "Elefante Branco" e uma via na fenda, "Mamute" (projeto) por Felipe Sertã e Guilherme. E por fim, Diogo Rebit acessou a parte de cima pela via "Sid" e fez um novo acesso para outras vias serem abertas por cima, e em conjunto com Felipe Alves abriram a via "Ichiryuu" (Projeto). 




Poul equipando a parada da via "Ellie".

Felipe Sertã conquistando a via "Elefante Branco".

Poul equipando a via "Manny".

Via "Elefante Branco".

Diogo Rebit equipando a via Ichiryuu.


Após os trabalhos, nada como comer aquela comidinha caseira, feita com amor. A vantagem de existir comércio próximo a locais de escalada é desfrutar de refeições saborosas, sem esperar chegar em casa. Os proprietários da Pousada Pedra do Elefante oferecem almoços, com um cardápio bastante variado. Como o acesso à falésia é feito pela propriedade deles, assim como o estacionamento que utilizaremos é da pousada, nada mais justo do que de vez em quando saborearmos dessa ótima comida e hospedagem. Como diz o ditado: "uma mão lava a outra", e se queremos ter livre acesso ao local, é esperado que seja bom para todos, para que façamos uma escalada em um lugar maravilhoso e para eles que irão adquirir uma nova clientela. Quem quiser saber mais sobre a Pousada do Elefante, entrem no site: http://www.pedradoelefante.com.

Antonia desfrutando de uma deliciosa refeição e um suco refrescante de beterraba, laranja e banana.

No dia 23/08/2014 novas vias foram abertas, sob o olhar do experiente Naoki Arima, que deu seu relato no seu blog: (http://naokiarima.com/blogwp/category/blog/). Os nomes são zen, mas não se engane, as vias são fortes e exigentes: Hanuman (projeto) equipada por Poul e Antonia, Ganesh (7c?) e Ganapati (8a?) equipadas por Naoki e Diogo Rebit. Com as vias prontas, o test drive foi feito por eles, e Naoki Arima fez o FA da Ganesh e Ganapati enchendo nossos olhos com uma movimentação inspiradora, e como eles mesmo disseram: "tem que estar com os ombros em dia". E no final do dia, mais uma vez provamos uma deliciosa e exótica comida do restaurante da Pousada Pedra do Elefante.

Boas escaladas a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua mensagem!